quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TWITTER e Blogs ou Tendências na produção e interação em portais multimídia - parte 03

Bom,chegamos a última tendência apontada por Edson Rossi: o Twitter.
O Twitter é uma ferramenta bastante simples na qual internautas trocam links e postam frases curtas (com até 140 caracteres). As pessoas optam por seguir os twitters de quem quiser, meio q acompanhando o q essa pessoa faz (opu diz q faz) e pensa.
Um fenômeno q está surgindo no mundo são as pessoas mandarem informações sobre acontecimentos quaisquer (conflitos armados, eleições, etc) via twitter, atualizando em tempo real os acontecimentos, muito mais viral e rápido do que qualquer cobertura tradicional.
Edson aponta uma sutil mudança na página de abertura do site que traduz a evolução da ferramenta: onde antes dizia "diga o que vc está fazendo" agora aparece "veja o que está acontecendo no mundo", ou seja, passamos do eu para o mundo, para o nós.
Não sei o q se escreve ou que já foi escrito sobre o twitter, mas posso afirmar q é um negócio fabuloso. Confesso que ainda não descobri a real utilidade deste troço, o twitter, mas o fato é que em pouco mais de 3 semanas tenho quase 70 pessoas seguindo meus "twitts" (perdoem o neologismo), incluindo professores, intelectuais, dois estrangeiros e até um celebridade da TV (o comediante Marcelo Adnet).
O fato é q o twitter, a exemplo do que já eram os blogs, é uma janela para que o mundo veja quem vc é e o q vc pensa. Nenhum pensamento ou impressão são pequenos neste universo e sempre haverá alguem em sintonia. É o conceito da aldeia global de Marshall McLuhan (me corrijam se estiver errado)!!
Admito q não sigo todos q me seguem. Procuro centrar meus posts e os twitters q sigo em assuntos referentes ao meu trabalho (e algum entretenimento). Quebrei descaradamente o código da reciprocidade existente na internet. Mas, galera, tem gente q posta até o fato de estar fazendo café !!
Sou um grande entusiasta e conto nos dedos a hora para começar a estudar mais e me dedicar mais a fundo a este mundo virtual.
Segunda vou a outra palestra sobre mídias digitais e, se meu modem 3G chegar, pretendo twittar a palestra. Vamos exeperimentar...
Abraços

6 comentários:

Silvia Zampar disse...

Tá vendo... O twitter me fez saber e vir até essa sua postagem e ler.
Mas sou como vc: não sigo todos os que me seguem, pois não me interessa ler que "está chovendo", "perdi hora".
Comecei de fato a utilizar o twitter há apenas uma semana, exatamente por achar que ainda rola muita inutilidade e eu preciso administrar melhor meu tempo.
Talvez um dia essa ferramenta ainda será essencial, hoje ela é apenas "boa". Pelo menos é o que eu acho!

Soraia Jacob disse...

Silvia, como você ainda estou me familiarizando com o Twitter e também não vejo grande utilidade, pois descobri que o que me ineteressa saber em real time são somente notícias.
Imaginem que tirando nosso colega aqui, tenho somente a CNN... rss
Dureza é acompanhar as mudanças constantes que ocorrem na área de tecnologia associada a comunicação.
Descobri algo interessante ao pesquisar sobre o Twitter: TWOOTLER - www.twootler.com
Este é um buscador que você consegue acompanhar o assunto procurado tanto no Google (informações "estáticas"), quanto no Twitter (real time). Dependendo do assunto é interssante.
Vale a pena conferir!

Mario Mancuso disse...

Essas ferramentas são novas mas estão crescendo e se disseminando de forma assustadora. Como diria Marshall McLuhan (de novo): "Novas tecnologias geram novos comportamentos e novos modelos de negócios", assim, muita coisa ainda está para surgir propriciado por isso.
E claro q muita idiotice tb, afinal, faz parte...
abs

Wagner disse...

Mancuso te deixarei triste... O marcelo Adnet que te acompanha é fake.. hehhe

Pq ele não tem twitter, apenas o programa dele tem....a não ser que o que te acompanha seja o "15 mins MTV"

Wagner disse...

Mancuso te deixarei triste... O marcelo Adnet que te acompanha é fake.. hehhe

Pq ele não tem twitter, apenas o programa dele tem....a não ser que o que te acompanha seja o "15 mins MTV"

Mario Mancuso disse...

Estranho pois ele manda informes de blogs do Adnet e dos programas direto. Talvez seja alguem q organizer um twitter pra ele. Estranho...