terça-feira, 1 de setembro de 2009

Tendências na produção e interação em portais multimídia - parte 01

Ontem (31/08) fui a uma interessante palestra com Edson Rossi, Diretor de Conteúdo do Portal Terra sobre Tendências na produção e interação com o usuário em portais multimídia. Edson trabalhou muitos anos com mídia impressa (estava nos últimos tempos na Abril) e somente há dez meses integra o time do Terra. Isto é muito interessante, pois permitiu uma visão comparativa entre veículos de mídia impressa e os grandes portais de mídia eletrônica.
A palestra foi muito esclarecedora, apresentando algumas tendências que suscitam questionamentos bastante pertinentes. Apresentarei um por post, comentando-os.
Vamos ao primeiro:
Você Repórter – Este é um canal da Terra no qual as pessoas mandam fotos, textos ou sugestões de pautas as quais são checadas e inclusas no portal. Segundo Rossi, diariamente eles recebem um número grande de contribuições de internautas (via diversos canais como telefone celular, por exemplo).
Este tipo de serviço tem um custo muito baixo para o veículo de mídia uma vez que o colaborador não é pago (ele tem a opção de contribuir ou não ou, como foi dito, “o conteúdo colaborativo é por definição gratuito”) e vem se propagando mais em mais em portais digitais e mídias tradicionais também. Os direitos autorais são todos cedidos ao veículo e, por mais que alguns sejam contra e que isso gere discussão (até que ponto é ético utilizar o material de outro sem remuneração e com retenção de DAs, mesmo que de comum acordo?), está tendência se apóia no desejo - e numa certa vaidade - de participar da difusão da notícia. Estes estímulos (uma pessoa comum ver seu nome num grande portal de notícias como autor de um furo qualquer) são fortes demais para serem derrubados pelos argumentos em contrário: é fato.
Considero prematuras avaliações de que esta prática colaborativa de público irá minar o emprego de jornalistas ou de profissionais ligados, como ilustradores e fotógrafos. Não devemos esquecer que o material enviado é em sua grande maioria amador e repleto de imperfeições, havendo sempre a necessidade de revisões, apurações e também que este material constituí peça complementar do portal.
Não estou fazendo campanha contra nem a favor. Confesso que preciso avaliar mais. A única certeza é que a internet mudou, está mudando e ainda mudará mais as formas de comunicação e disseminação da informação. Esta mudança ocorrerá em todas as esferas: social, econômica e profissional. Novas formas surgem e novos modelos de serviços e de ganhos. Ao mesmo tempo, o cidadão comum tem a oportunidade, como nunca houve antes na história do homem, de intervir no registro e na divulgação de informações, o que é extremamente sedutor, e os conglomerados de mídia sabem disso.
Por enquanto é isso, depois falo sobre as outras tendências.
abraços

Nenhum comentário: