sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Tendências na produção e interação em portais multimídia - parte 02

Dando seguimento ao post anterior, apresento aqui mais duas tendências segundo palestra de Edson Rossi:
- Conteúdo encomendado – Aqui tratamos de conteúdos bancados por empresas. Não se trata de textos sobre a empresa diretamente nem um clipping, mas de reportagens ligadas ao universo de atuação da empresa e seu conceito de marca. Por exemplo: determinada empresa faz produtos alimentícios que propaga como sendo saudáveis. Daí, ela encomenda uma pauta ou um canal dentro do portal sobre estilo de vida saudável e anuncia seu produto neste canal. Tudo pago previamente.
Como tudo que envolve a propaganda, esta questão também é polêmica, pois, com certeza, existem pautas que não podem ser abordadas, ou seja, há (e ingenuidade achar que não, uma vez que é a própria empresa quem sustenta o canal) uma censura prévia de pautas. Também se tem o risco de pautas tendenciosas o que bate coma idoneidade e o compromisso do canal de mídia frente a interesses econômicos, ou seja, nada que já não aconteça.
Mas de qualquer forma, é uma tendência crescente.
- “Elemídia” – a elemídia é um empresa de mídia em elevador, ou “locais de espera forçada”. Trata-se de monitores colocados em elevadores e outros locais de “espera” através dos quais são exibidas notícias, específicas ou não, de acordo com o gosto do cliente. Podemos vê-los em elevadores (obviamente), supermercados, estações de transporte coletivo, etc. Este tipo de tecnologia e forma de comunicação pode ser facilmente expansível para mobile e representam um grande campo a ser explorado, por diversas formas de conteúdo, inclusive conteúdo cultural.
A última tendência é o meu novo brinquedinho, o Twitter, do qual falarei um pouco no próximo post.
Abraços e bom feriado

Nenhum comentário: