quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O consumo

Bom dia, pessoal
Devido meu mestrado, tenho lido muitos livros sobre marketing e mídia e me deparei várias vezes com autores que colocam a propaganda, principalmente quando voltada para crianças , como o quinto cavaleiro do Apocalipse, o prenúncio do fim do mundo. Autoras como a psicóloga norte-americana Susan Linn, acusam as grandes corporações, entre elas a Mattel (proprietária da boneca Barbie) e o McDonalds de serem extremamente danosos e displicentes em relação ao consumo infantil. Reconheço q não compartilho desta visão, não consigo achar o consumo tão ruim assim e pensar nisso me causou um certo mal estar.
Sou um consumista nato, adoro gastar, principalmente com "brinquedinhos" eletrônicos e DVDs. Adoro fazer compras e desde pequeno sou assim, inclusive preocupado com marcas e tal. Hoje estudando sei q sou... afetado pelo consumo, pela indústria do marketing. ou o cliente dos sonhos de qualquer empresa... Talvez por isso não consiga achar tão danosa esta mesma indústria e todas suas implicações.
Contudo, não posso deixar de pensar que existe algo de ingénuo nisso tudo. Frequentemente, quando leio estes textos (e outros similares, como os da ala da sustentabilidade), não consigo deixar de pensar q tudo parece meio maniqueísta. A própria Susan Linn coloca várias vezes que os pais não tem a menos chance contra uma indústria de bilhões de dólares!! Parece q existem somente dois pontos na questão: de uma lado o probre cidadão comum, manipulado sem parar, dia após a dia, todas as horas, em todos os lugares; do outro, as demoníacas hordas do capitalismo na forma de empresas impiedosas e seus agentes de marketing e suas propagandas coloridas que tentam empurrar guela abaixo qualquer produto, necessários ou não, saudável ou não...
Me recuso acreditar que seja só isso. Não acho o capitalismo ruim, pelo menos não completamente. Outras formas de se viver mostraram-se ineficientes e ineficazes.
Claro que também não acredito que as grandes corporações sejam inocentes. Trabalhei em um multinacional durante cinco anos e sei como é lá dentro. Acompanho diversas pessoas (atendidas pela minha esposa) que sofrem dentro destas empresas onde o lucro vem acima de absolutamente tudo.
Contudo, o mundo não é branco e preto, certo e errado somente. Ele é feito de muitos tons de cinza. E os efeitos de politicas corporativas variam de lugar pra lugar. Provavelmente nos EUA, terra da Dra Linn, sejam muito mais nefastos. A cultura americana é cheia de excessos negativos e o consumo reflete isso também. Aqui no nosso Brasil, temos vários níveis mas não acredito, sinceramente, que o mundo seria melhor sem o consumo, a propaganda, o marketing...
Alias, sei que muitos q lêem meus posts e outros que não, sonham em ter seu próprio negócio, em serem empresários e terão de lidar com estes mesmo dilemas. talvez muito entrem na ilusão de que "eu serei diferente" ou "meu produto faz bema todos..." e aprenderemos todos que uma situação é feita de vários lados.
Pra encerrar, uma questão q concordo com os críticos é quanto a limites éticos e morais, mas isso deixo pra outra ocasião...
abraços

3 comentários:

Unknown disse...

O que eu acho ruim em tudo isso, é fato de sempre quer mais lucro e consiguir partilhar isso de nenhuma forma. Tanto que a moda agora nas publicidades e informar ao consumidor que a empresa participa na reciclagem de papel, ou ajuda alguma entidade, e não vejo isso como "nossa, essa empresa está preocupada com o meio ambiente", apenas enxergo que os consumidores exigem isso, e para não perderm os lucros apostam nessa de "empresa amiga do meio ambiente".

Bem, ainda não sei porque escrevi tudo isso.

Ass: Mêra

André Bets disse...

Olá Mancuso!

Conheci seu blog através do Ilustragrupo. Estou adorando ver como seus posts estão recheados de bom conteúdo e textos riquíssimos! Voltarei sempre!

Abraço!

Mario Mancuso disse...

Muito obrigado pela visita, Thiago.
Andre, obrigado pelas palavras e volte sempre.
abraços