quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O que acontece com a ilustração??

Acompnhando os posts do ilustragrupo, agora com um novo tópico sobre tabelas, percebo uma ligação entre tudo que vem sendo discutido de forma que uma pergunta me vem a cabeça:
- O que acontece com a ilustração qual o papel do ilustrador hj?
Na verdade são duas perguntas mas a partir dessas outras surgem: O que é ser ilustrador hoje? Qual o mercado para ilustração? O que eu ganho sendo ilustrador?
Percebo sempre muitos posts recheados de considerações muito mais emocionais do que práticas defendo uma áurea mística e simbólica dentro da ilustração, que não vejo ser compartilhada por leigos.
Lembro um tópico antigo no qual discutíamos como explicar quem éramos e o que era nossa profissão. Nunca vi um engenheiro, um dentista, um advogado passar por isso. Por que??
Ora, nossa profissão é uma das mais antigas. Antes da invenção da fotografia, na segunda metade do sec. XIX, todo o registro visual era feito através de imagens e pinturas. O ser humano sempre foi muitíssimo mais visual q qualquer outra coisa. Uma imagem realmente fala mais q mil palavras.
Então, onde (ou quando) foi que o caldo desandou??
Bom, eu não tenho respostas pra essas perguntas, mas algumas coisas que vejo me mostram que a ilustração vai mal das pernas. Dependendo de onde vc olhar, com certeza irá concordar comigo.
Acredito q a resposta /solução para assuntos como cursos vazios (ou poucos cursos existentes), tabelas com valores irrisórios, concursos pilantras que prometem “visibilidade” ( o trouxa do ano), além dos problemas crônicos como contratos e orçamentos está em um só lugar: A NÃO- VALORIZAÇÃO COMERCIAL DA ILUSTRAÇÃO.
Não é uma valorização artística ( o cinema começou a dar dinheiro qdo deixou de querer ser “arte” e passou a ser “comercial”), é uma valorização comercial, pratica, dentro do ciclo econômico. ILUSTRAÇÃO É PRODUTO!!! É uma peça importante na engrenagens de vários setores. Isso é fato!!!
O que seria da propaganda sem a ilustração? E as embalagens? E o design? E o mercado editorial? O que aconteceria se todos os ilustradores decidissem cruzar os braços e não desenhar mais?
• Para aqueles q responderem q se usa foto, comparar foto com ilustração é como comparar frango com pombo.
Sempre dizia pro Montalvo que acho q os ilustradores deveriam agir como os produtores de petróleo do Oriente, que mandam e desmandam no mercado, afinal, se lês não venderem, o mundo para. Ao invés disso, vejo q vendemos um produto importantíssimo e nos sujeitamos a situações ridículas, como ficar brigando pra receber 5% (UAU) ao invés de 2% numa negociação de royalt de livro, ou tentando justificar que uma capa da veja deve valer R$ 800,00 e não R$ 500,00 (sem contar a novela do contrato). Ora, quem é a pessoa mais importante numa peça que tem de ter ilustração (e não há tantas alternativas assim), a única q não pode faltar? É o autor, simples assim !!! Um livro não se escreve, ou ilustra sozinho? Talvez consiga se usar foto, mas como fotografar uma batalha q aconteceu na Grécia há mil anos? E pros desavisados, 3D também é ilustração, o Newton que o diga.
Falta união, corporativismo, malícia entre os ilustradores. A maioria odeia “sujar as mãos”. Associação: to fora; sindicato: é coisa de petista metalúrgico... Quando foi a última vez que reuniu-se ilustradores pra discutir medidas e soluções de cunho trabalhista, profissional (sem ter uma exposição, vinho ou bistecada)? Ah, não isso eu to fora... eu sou ilustrador, sou vip, to com a vida feita. Já li um post em outra lista na qual um conhecido ilustrador dizia que melhor coisa era se reunir pra discutir arte, sem assuntos de contratos ou orçamentos... Legal... bonito pra caramba, todo mundo com a vida ganha...
É mister que tenhamos uma consciência comercial profunda, espírito empreendedor, planejamento administrativo e profissional. Ninguém o fará por nós. Os donos das editoras não são escritores ou artistas, são homens de negócio, assim como os donos de agência, e para eles é ótimo que continuemos pondo nossa paixão, nosso amor pelo que fazemos na frente de nossos direitos básicos como cidadãos.
Tem advogado que cobra um salário mínimo só pra escutar seu problema !!! Lindo isso (pra ele, logicamente). Médicos fazem a mesma coisa. Nós temos de comprovar nosso expertise para mandar um orçamento (?????)...
Acredito q uma reestruturação, reavlorização e fomento da ilustração como um produto de valro comercial e alto valor agregado trará automaticamente uma revalorização do profissional e seu consequente ganho.
Cabe a cada um dessa área entender o valor do que faz e tornar isso sua primeira apresentação. Assim, ao negociar e produzir um produto valorizado no mercado, o rendimento e a qualidade irão crescer também.
abraços

2 comentários:

Unknown disse...

Faz um tempão que não vejo um argumento tão coerente sobre nossa profissão. Parabéns, Mancuso!

Zambi disse...

Sou obrigado a concordar. Infelizmente, o "amor à camisa" do ilustrador sozinho não põe o saldo na conta. Nem o nome no mercado.

Aqueles que estão começando agora,e que geralmente não sabem como cobrar pelo seu trabalho acabam fomentando o(por que não dizer?) preconceito com a ilustração. Afinal, por que uma empresa vai fazer aquele projeto contigo, mesmo sendo muito renomado no mercado, se tem aquele que cobra só a metade. Levando em conta que a maioria dos clientes não entendem bulhufas de qualidade de arte, achando que é "tudo a mesma coisa" e pegando pelo mais barato.

Uma organização melhor entre os profissionais é bem necessária neste momento, e podem contar comigo. Abraço

Zambi