segunda-feira, 29 de junho de 2009

O futuro das histórias em quadrinhos

Olá !
Outro dia enviei para as listas do Ilustragrupo e do 4Mundo um posto do blog "melhores do mundo.net" sobre mudanças dentro dos quadrinhos e o papel dos independentes. Como mais fácil q parafrasear é colocar a fonte, aqui o link da matéria.
Confesso q a diferente reação de ambas as listas foi curiosa. Na ilustragrupo a discussão rendeu mais enquanto que na 4mundo ela causou um ódio e revolta generallizados...rss
Bem, eu acredito q é o texto é na verdade uma opinião bem coerente dita de uma forma ruim. Algumas considerações são pertinetnes enquanto q outras beiram o radicalismo e a prepotencia, algo normal quanto se trata de blogs (inclusive aqui... rss).
O fato é q acredito piamente na inicvação formal e gráfica dentro da indústria editorial. Novas tecnologias não podem ser mais ignoradas pelos autores e , cada dia mais, mídias digitais se tornam presentes no cotidiano.
"Novas tecnologias geram novos hábitos e novos modelos de negócio", frase de Marshall MacLuhan que não me canso de repetir, mas q reflete esta nossa época.
A maioria da industria gráfica, em especial os quadrinhos, subutilizam a tecnologia q surge, apoiado em razões fracas como "prefiro o papel", "não posso levar o computador pra todo lugar", "não consigo ler em uma tela", etc.
O fato é que as possibilidades de interações multimidia, conteúdos diferenciados nunca vistos, velocidade e praticidade não poderãm ser contidas muito tempo. A mídia impressa é cada vez mais atrasada e obseleta em não se dispor de recursos novos, lingustitisco e funcionais. Logo o obstaculo da portabililidade será transposto uma vez q a tecnologia mobile avança exponencialmente.
Quem não se atualizar ou não prestar atenção no futuro, será engolido pelo meteoro...
abs
Mancuso

Nenhum comentário: