terça-feira, 30 de setembro de 2008

A importância do artista no contexto social histórico

Parte de um email enviado à lista SIB em 30/09

"Nosso trabalho, de um modo geral, reflete nossa percepção ou , de modo mais abrangente, o retrato de nossa época, nossos valores, hábitos e percepções.
Se formos tomar cultura como o conjunto de hábitos, valores e características de uma agrupamento social (pode ser uma comunidade, uma tribo ou uma nação, depende do tamanho e número de pessoas afetadas por esse mesmo conjunto simbólico), temos papel um papel ímpar no registro e reconstrução desta realidade.
Outras profissões, como mecânico, dentista, médico, etc são tão dignas quanto mas servem apenas à manutenção da realidade do momento. A não ser q alguns destes profissionais seja tb um pesquisador, ele é um personagem prático. Nós não.
Imaginem q daqui a 1000 anos o século XXI será aquilo q foi registrado pelas câmeras, vídeos e desenhos, além de relatos escritos hoje. A realidade existe em um momento efêmero, para depois ser reconstruída e registrada sob a forma interpretativa de uma representação gráfica, imagética e textual."
Abs
Mario Mancuso


3 comentários:

Rogerio Ferraz da Silva disse...

Oi Mancuso! Parabéns pelo Blog. É muito legal e de um conteúdo muito bom. Adorei o post sobre o futuro do artista com o avanço da internet, pirataria e acesso fácil a tudo. Acho que realmente cabe a nós se adaptar, e quem for realmente talentoso e criativo sempre terá seu espaço e ganhará seu dinheiro, não importa por qual mídia. E sobre esse post de agora, realmente não precisa nem ir tão longe dizendo um século, mas quantos desenhos você não bate o olho e pensa "nossa, esse colorido é tão anos 80!" Daqui a 10 anos nossos trabalhos também vão estar "com cara de anos 2000". Abração e parabéns!

Mario Mancuso disse...

Ola, Rogerio

Obrigado pela visita e pelas palavras.
Só completando com um comentário do Fábio Sgroi dentro da lista da SIB:"Mais do que o registro, acredito também que o papel do artista é questionar essa realidade, apontar outras alternativas e chamar a atenção para aquilo que não é muito visível (ou, talvez, o que alguns não queiram que seja visível)..."
Abs
Mancuso

Sérgio Roch disse...

Mario realmente são sábias palavras
as suas (sem puxa-saquismo). Disse bem referindo-se sobre a responsabilidade por tudo oque é criado dentro da sociedade por nós, que vai da arte até o lixo ou do lixo até a arte... aproveitando aqui o espaço gostaria de deixar uma reflexão para a semana que é mais ou menos assim:
"Seríamos nós responsáveis por criar tudo o que existe de pior na sociedade, ou seré que estas são tantas que deixamos encobrir o que criamos de melhor?" Abraço a todos.

Sergio de Sousa