terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um reflexão sobre o uso de redes sociais para sua própria "marca"

Olá, amigos
Andei ausente devido às muitas coisas para fazer mas aqui estou com um post novo.
Hoje apareceu um tema interessante no ilustragrupo, sobre o uso de redes sociais para os ilustradores. Como qualquer lugar, tem os que são contra, que imaginam q não agrega nada e que só existe bobagem nisso e aqueles (grupo q me incluo) q adoram.
Bom, primeiramente minha visão das mídias sociais é totalmente construída pelo meu estilo de vida dividido pela ilustração, ensino e pesquisa. Não tem como separar!
Admito q ingressei neste meio um pouco por acaso mas fui me apaixonando mais e mais. Hoje preciso estar sempre conectado (calma, não sou um junk user rerere.
Penso minha carreira profissional como um empresa, no qual tenho a parte operacional, administrativa e de comunicação; sou um comunicador.
Procuro trabalhar meu nome como uma marca (minha marca pessoal) e como qualquer empresa, penso em fazer geri-la da melhor maneira possível. Entendo que isso não é mera vaidade (sou um cara bem tímido, as vezes rss) mas uma estratégia de promoção da minha marca, de marketing , uma forma de tornar conhecido o nome Mario Mancuso.
Sei que muita gente vai torcer o nariz e dizer q é narcisismo mas o profissional não pode viver como um avestruz, com a cabeça enfiada no buraco. O mundo de hoje cobra uma postura ativa, com opnião e comunicação. Ilustradores tem aos montes, professores mais ainda e pesquisadores idem. Se você não se preocupar em ser um ponto diferente será só mais um na multidão.
Os benefícios são indiretos pois não trato com clientes diretamente através de Twitter, Facebook e eoutros mas procuro transitar por esses meio e fazer meu nome conhecido, como ilustrador, professor e pesquisador.
Há muitos em quem me inspiro como o Hiro, Montalvo Machado, Eric Messa, etc, todos profissionais que não deixam de frequentar as redes sociais da internet.
Pra finalizar, somente uma advertência: é preciso foco!! Ninguém está interessado se vc comeu sucrilhos no café da manhã ou acordou triste, e cuidado com as companhias - comunidades q frequenta (lembre-se: diga-me com quem andas e te direi quem és). As redes sociais, quando usadas com intuito de marketing são uma comunicação poderosa, então cuidado com o tem a dizer e o que vai mostrar.
Por hora é isso.
abraços

Nenhum comentário: