quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Faculdade pra ser ilustrador? Preciso disso??

Este é um post do ilustragrupo que escrevi sobre ser ilustrador e fazer faculadde.
abs
"Bom, se permitem o pitaco, posso falar dos dois lados do balcão.
Primeiro um curso superior não é milagreiro. Ele é superior por força de hierarquia no ensino. Se vc quer fazer HQ de super herói, por ex., procure a Quanta que lá eles vão ensinar isso muito melhor.
Contudo, fazendo uma análise mais profunda veremos que mais importante do que onde fazer é o que fazer e o POR QUÊ.
Contudo, concordo com a Mônica q conhecimento nunca é demais. Acho um problema grande de inúmeros profissionais (não só ilustradores) em se restringirem a poucos aspectos (na maioria técnicos) em sua formação. Por exemplo, acho fundamental (minha opinião, hein) que um ilustrador publicitário tenha conhecimento de publicidade, marketing, etc. Processos gráficos então, é praticamente uma obrigação (semana passada passei um apuros por não entender disso- já entrou na minha lista estudar processos gráficos).
Isso é um aspecto.
Outro é que, inegavelmente, o ambiente acadêmico, principalmente em uma boa universidade, te dá muitas possibilidades de aprendizado, de trocas de conhecimento, que em lugar algum vc terá, seja pela riqueza dos livros disponíveis, experiência dos professores e outros alunos, possibilidade de experimentação, pesquisa, contatos, etc. Isso não tem preço! Não é por acaso que as principais empresas do Vale do Silício (Yahoo, Google, entre outras) vieram de Stanford e do MIT. Muitos empresários se mantém ainda como professores lá pois entendem q as universidades é um celeiro de talentos. E eu vejo isso por aqui também, todos os dias, nas classes em que dou aula, mesmo não estando em uma Stanford rererer
O que não acontece, no nosso caso, é achar q bastará uma faculdade pra ser ilustrador, principalmente que ser ilustrador é algo complexo e amplo, é como ser médico. - Médico não é tudo igual, né? A diferença que para trabalhar com ilustração não é só gostar, precisa... jeito, aptidão (não vou falar dom ou talento pois odeio esses estereótipos). É como aprender música, vc precisa levar um mínimo de jeito. Mas também sem técnica vc não sai do lugar !!
Dou aula no curso de Computação Gráfica e de Design Gráfico na UNIP, aqui em São Paulo, e vejo muitos alunos que se queixam de não terem uma formação prática forte. Isso com certeza se reflete em outras faculdades também. Claro que existem dificuldades mil em termos de estrutura, mas o fato é que a faculdade não te ensina uma prática (um software, uma técnica artística, etc); ela te apresenta contextos para vc utilizar esta prática. Eu sempre digo: quem quer aprender um 3Dmax procure um DRC ou Cadritech que faculdade nenhuma vai te ensinar melhor que nesse lugares. Mas se vc quer aprender a pensar a imagem, a comunicação visual dentro de vários contextos, aí vc está no lugar certo. Isso não é uma desculpa, de forma nenhuma, é vc encarar a realidade. Não adianta um curso superior com Macs para todos os alunos e professores ruins.
A formação de um profissional de ilustração deve passar pelo equilíbrio entre prática e teoria. Também é ilusão achar que comprar mil livros vai adiantar. Ajuda mas ainda sim é muito mais difícil. Melhor estudar e pronto.
Isso que acho sobre o ensino superior, ou melhor, sobre estudar para ser um ilustrador. Busque cursos que te agreguem conhecimento, te dêem repertório e te preparem para ser um profissional pensante, não um apertador de botão, como digo lá na UNIP.
Mas cuidado, um curso que promete maravilhas, te promete tudo, com certeza está mentido. Uma andorinha não faz verão. Quem quer ser um grande profissional tem de ralar bastante e fazer (muitos) cursos. Recomendo a Quanta, pra qualquer um que quiser desenhar super-heróis pros EUA. É mais fácil do que parece. Mas para aqueles q querem criar histórias, inclusive para quadrinhos, então a formação é mais complexa e precisa de um complemento.
Por último, aqueles que alardeiam que faculdade não serve pra nada são mentirosos. Pra ele pode não ter servido por motivos vários, mas a culpa não é da faculdade.
Pra encerrar mesmo, deixo o blog da artista Letícia Barreto, velha conhecida do extinto ilustrasite , que hoje está fazendo um mestrado em Portugal em artes através de sua linguagem do desenho. Sensacional o trabalho dela.
abs"

2 comentários:

Silvia Zampar disse...

Texto, como sempre, muito bem "colocado".
É preciso nunca exagerar achando que já se chegou a algum lugar, sem sequer ter ido.

Eduardo Edah disse...

muito bom seu artigo. estou caminhando os primeiros passos na ilustração e me formei em uma faculdade de belas artes (belas artes mesmo, com direito a anatomia aplicado à escultura e tudo mais) e acho que o suporte que ela me deu foi ótimo, principalmente por conhecer ilustradores lá mesmo e conseguir trabalhos por isso. talvez por estar começando e não ter um ótimo portfólio ou referências, o titulo "graduado" me ajudou bastante. é isso. abraço!