quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Tudo é comércio....

"E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele." João, 2,1-11.
A passagem acima, tirada do Evangelho de João, conta como Jesus transformou água em vinho em uma festa de casamento. Sempre que leio essa passagem fico pensando no comércio vergonhoso q virou o casamento hoje em dia, ou melhor o sacramento de casar.
As igrejas católicas (acho q todas, não tenho dados precisos) cobram uma boa quantia para celebrar casamentos, que pode variar de R$ 400,00 a R$ 3.000,00 (talvez mais ou menos), dependendo da igreja. Algumas já disponibilizam em seus sites um catalogo de "parceiros e serviços, alguns exclusivos ( veja http://www.nossasenhoradobrasil.com.br/NSB_Noivos_Profissionais.aspx#1).
Por que esta diferença entre os serviços de uma igreja pra outra? A benção numa Igreja nos Jardins é mais santa q na periferia?? Os noivos quererem ostentar, eu até entendo, mas a Igreja católica entrar nessa...
Ora, me lembro q quando estudei religião na infância, o padre não falava nada de os sacramentos serem cobrados. Ou seja, ou vc paga ou não tem a benção e seu casamento será amaldiçoado pela eternidade.....
Confesso q acho isso um absurdo incomensurável, ainda mais vinda de uma instituição cheia de valores, auto-santidade, voto de humildade, bla bla bla.
Os gastos para visita do "santo" Padre passarão de um milhão de reais !!!!! Pois é, enquanto o fiel como o pão q o (pobre) diabo amassou....
Voltando a passagem inicial, se o milagre fosse hoje, antes da água virar vinho teria a seguinte questão: "é casamento de pobre ou de rico? Pq de rico vira um Château Petrus (vinho q pode chegar a R$ 40 mil),; se for pobre, basta um Chapinha...
abraços
Mario Mancuso

2 comentários:

Adans disse...

Infelizmente, Mancuso, infelizmente... A história se repete, na epoca de Lutero era a mesma coisa, o povo era explorado em sua fé, té que Lutero, um padre, fez as objeções que quase o levou a morte. E ainda hoje, não só a católica, mas algumas igrejas evangélicas seguiram pelo mesmo modelo, isto me faz lembrar uma outra passagem quando Jesus expulsou do templo aquele povo que estava comercializando, e Ele disse: Minha casa será chamada casa de oração e vocês a transformaram em covís de salteadores. Deus não está nisto!

Eli disse...

Oi Mario vc tem toda razão. Um dia desses uma amiga se casou e o padre contestou pq os padrinhos eram divorciados, ela respondeu na lata: - A igreja está cobrando quanto quer eu estou pagando coloco os padrinhos que eu quiser.
O pade se calou e o casamento saiu do jeito que ela queria.
Já que virou comércio vc cobra eu pago e disponibilizo do serviço.
Lamentável!