sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O "furacão" Obama

Olá, amigos, tudo bem? Desculpem a demora a escrever...
Hoje gostaria de falar sobre o presidente recém eleito no EUA, Barack Obama.
Muitos veículos de mídia e pessoas estão exaltando o fato dos EUA ter o primeiro presidente Afro-americano (termo q considero bem infeliz, por sinal). O que acho engraçado é que, dentre muitos aspectos do candidato democrata,este ser ressaltado.
O que tem a ver o fato da cor da pele, ou etnia do presidente? Isso influencia de que modo na forma de governar, na integridade e caráter dele, posições políticas, etc???
De forma nenhuma: este o fato.
No meu entendimento, o grande truque do racismo é atribuir juízos de caráter à origens étnicas.
Pessoal, não tem a ver o c%$% com as calças !!! Temos de exaltar um candidato, um político pela sua proposta, pela sua honestidade, pelo seu trabalho, e dane-se se ele for branco, negro, amarelo ou mesmo verde !!! O fato do Obama ser negro não que ele será um bom presidente.
Se fossemos todos cegos, a cor da pele não importarioa, não é mesmo?
Claro, q temos um viés que a vitória dele é um importante passo na igualdade racial coisa e tal nos EUA, mas o erro é justamente esse. Talvez vc privilegiar um grupo antes desprivilegiado é um racismo as avessas, um paternalismo.
Defendo a meritocracia, na qual as pessoas sejam julgadas, escolhidas pelos seus méritos. Claro q isso é útopico e tem como pré-requisito chances iguais para todos. Mas acho q o caminho assistencialista gera uma discriminação velada e, talvez, mais perniciosa.
Fiquei feliz q o Obama ganhou, mais por que a Sarah Palin, que é uma doida de marca maior, perdeu. Torço para ele ser um bom presidente e, principalmente, q o governo dele traga paz aos americanos, prosperidade e q isso se relita no mundo.
abraços

Um comentário:

Unknown disse...

Na verdade não acho que ele foi eleito por ser negro. Também não sei dizer se foi por seus méritos. Concordo com a crônica do Arnaldo Jabor que disse:
"_Quem elegeu Obama foi o Bush"
Penso que Obama foi eleito por ser antagônico ao Bush. John Mccain parecia apenas querer dar continuidade aos feitos de George W. Bush e os americanos estavam cansados de serem governados por um texano com fogo nos olhos.
Acho que quando se exalta o fato de Obama ser negro, exalta-se na verdade o desejo e a necessidade de mudar, logo que um presidente negro derruba a constate de ter um "macho adulto e branco sempre no comando". A Argentina tem uma mulher no comando ( a primeira mulher eleita pelo voto em 2007) e os EUA tem um negro (2008). Agora se essa mudança será um sucesso, só o tempo dirá. o que será do governo Obama é outra história.