quinta-feira, 16 de abril de 2009

A economia burra

Olá, amigos

Esta semana recebi a resposta de um cliente que me contatou para desenhar estampas para camisetas e outros produtos. Diferente do que costuma-se ver, este cliente parecia ter uma visão mais empreendedora: escritório na Faria Lima, se dizia trabalhar com grandes empresas como coach manager ( não sei o que é mas parece importante), entendia de marketing, de administração, de ganhar dinheiro...Tinha mil histórias e me deu mil conselhos para gerenciar minha empresa enquanto me apresentava a proposta.
Muito bem, ele também desenhava e havia produzido algumas figuras e um logo e precisava de mim para melhorar o que havia feito e produzir novas. Fiz um orçamento bastante generoso e cabível (não entendam um orçamento q “abria minhas pernas” mas um orçamento que era bom pra mim e que cabia nas necessidades e limitações do cliente) para estas primeiras imagens.
Bom, após uma espera de 4 semanas, o cliente mandou um email dizendo que ficaria com o trabalho dele mesmo e que mais pra frente entrava em contato.
Aí comecei a pensar: o produto do cara não serão as camisetas (ele não propunha nenhum novo modelo, mas o comum, e camiseta é tudo igual) mas as estampas pois isso faria vender a camiseta. Bom, quando mencionei que o cara desenhava, na verdade ele fazia alguma coisa, mas loooooooonge de ser um amador bom pelo menos. Sabe o sobrinho de 13 anos daquela tia que faz uns desenhos bonitos? Nesse naipe. Logo, se o produto dele era a estampa, não seria ali que ele deveria investir mais??
Se ele dissesse q não tinha direito no momento e adiaria a abertura da firma, tudo bem. Se ele dissesse q havia conseguido alguém melhor, td bem também. Até se ele dissesse que conseguiu algum orçamento mais barato, não seria tão tudo bem assim, mas tudo bem...
Mas não, o cara me manda um email dizendo, afirmando, com todas as letras que por enquanto vão se virar com os desenhos que tem....
Pessoal, minha raiva não é por ter perdido o job (ter orçamentos recusados faz parte do dia-a-dia e da livre concorrência, o ruim é não ter orçamentos) mas por ver algo que é constante, cultural, quase uma assinatura do mercado brasileiro: A ECONOMIA BURRA !
Trata-se da economia feita com a supressão da mão de obra especializada pelo quebra galho. É a mesma historia daquele famoso conto do vendedor de cachorro-quente que economiza na salsicha, comprando a mais barata, daí acaba falindo e não sabe o porquê. Por que o tal cliente não economizou no aluguel do conjunto, na gasolina, no monitor do computado, no celular ultimo tipo??? Não , vai economizar no profissional que é vital pra seu negócio... e isso depois de todo o discurso sobre coach manager e o escambau...
Como disse, se ele tivesse achado alguém melhor e mais capacitado, e coisa e tal, seria o primeiro a aplaudir. Já pensou perder um job pro Kako? UAU ! Mas perder serviço pra esse pensamento mesquinho terceiro mundista q reina por aqui, isso revolta...e VIVA a mediocridade !!!
Economia não é conter gastos, é saber investir!!
abs

Mario Mancuso

2 comentários:

Ester disse...

mário, 100% de acordo com esse teu post!

gostei do teu blog!
abração

ester

Lígia Santana disse...

Oi prof achei seu blog e concordo, aqui em casa, com meu esposo arquiteto, já vi muito disso... o cara pede para o pedreiro fazer uma gambis que ele chama de projetinho só para economizar, dai depois que dá zica chama o arquiteto para corrigir e pede descontinho, fala sério!

P.s. gostei do blog.
Até