sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O paradoxo de estudar e trabalhar

Olá, pessoal
Semana de provas, época corrida para quem é professor...
Hoje gostaria de falar sobre um assunto que me deparo quase todo dia, durante os semestres letivos: a escolha entre a faculdade e o trabalho.
Ao contrário do que podemos pensar, nossos alunos não estão trabalhando e estudando como parece; eles estão trabalhando e indo eventualmente na faculdade.
É incrível a frequencia (agora sem trema rerere) com que alunos vem justificar faltas, falta de tempo para estudar, fazer trabalhos, atividades extra-classe, etc, por conta de terem de trabalhar. Me pergunto, que sociedade é essa em q vivemos na qual o mercado de trabalho cobra um formação acadêmica do aluno mas não lhe dá subsidios para consegui-la??
O que estou falando é de empresas q impõe severas obrigações, frequentemente fazem com seus funcionários universitários trabalhem além do horário (será q pagam hora extra pelo menos?) e muitas vezes ligam nos celulares do alunos durante o periodo de permanencia na faculdade cobrando coisas.
Cria-se uma cultura, um círculo vicioso no qual o trabalho fora é muito mais importante que o estudo, e , muitas vezes, influenciado por esta situação, o aluno se acomoda na vida escolar, frequentemente exigindo regalias como abono de faltas, provas fáceis, prazos esticados para entrega de trabalhos e nenhuma atividade extra-classe, como se fosse um direito real pelo tanto q ele trabalhou na empresa.
O que acho incrivel, e que parece que a maioria não vê, é q estamos criando um exercito de profissionais mal preparados, desqualificados. As empresas estão dando um tiro no próprio pé (ou muitas vezes usando de má fé, pois qdo precisarem, buscarão profissionais qualificados em outros lugares ao invés de formar na casa) e os alunos estão compromentendo seu futuro.
Concordo que o trabalho, a formação prática é imprescindivel, mas somente se aliada de uma boa base teórica, senão teremos "apertadores de botão" apenas. Entendo também a necessidade econômica e tal, mas isso não pode ser desculpa, não podemos ficar reféns desta situação. POxa vida, o estudo, a formação universitária, que deveriam ser prioridades para nossos jovens, ficou relegada a uma loja de diplomas...
Com isso, o Brasil continua esta terra de estatísticas gordas mas de ignorantes na realidade.
Estudantes, pensem sobre isso e avaliem o que vcs querem para o futuro.
abs
Mario Mancuso

2 comentários:

benmaz disse...

E ae profesor parabéns pelo blog!
Quanto ao tema concordo com vc, em em geral existe uma cultura de nunca dizer não para o trabalho ou para o chefe, mas também existe um certo distanciamento entre o dia a dia (prática) e o que se aprende (teórico) na faculdade de forma que muitas vezes a pessoas não relacionam ou priorizam o que realmente deve ser o mais improtante pra ela (os estudos) porque "buchada" pra resolver no trampo sempre vai existir, mas fica aquele medo de que se eu não resolver eles arrumam outro que resolva...

Anna Anjos disse...

oi, mancuso! tdo bem?
a gente se encontrou na hqmix no dia 22, vc se lembra de mim?

acabei de visitar seu site, adorei seu portfolio!!
gostaria de manter contato com vc.

abs!