segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mais um concurso sem noção !!!!!

Olá, pessoal.
Neste finm de ano ando sem tempo pra absolutamente nada, mas tive de dar uma pausa pra falar do concurso da 3M "imprima seu estilo".
Basicamente, vc cede imagens (ilustras ou fotos)que serão utilizadas pela 3M em seus painéis decorativos para paredes e outros usos. Os contenplados nas 10 primeiras colocações ganharão prêmios em dinheiro e outros itens (como o famoso ipod q virou o principal item de premiação brasiliero).
Mas o fato obscuro está na parte Cessão de Direitos no regulamento:
"• Ao inscrever-se para a campanha, o participante concorda em ceder à 3M, sem ônus, os direitos dos trabalhos enviados ao concurso. A critério da 3M, os trabalhos inscritos poderão fazer parte do portfólio de ilustrações do Print 3M. Películas auto-adesivas com a impressão dos trabalhos inscritos poderão ser comercializadas pela 3M, seus distribuidores, parceiros comerciais, agentes ou representantes. Não haverá pagamento de royalties ao participante."
Ou seja, todo e qualquer desenho enviado passará a ser da 3M e poderá ser utilizado quando e para onde quiser, pelo resto da existência, sem pagar um centavo sequer ao autor!!!!!!!!!!!!!! Precisam inventar um novo termo de pilantragem pra isso!
Vamos ao iten seguinte:
"• O crédito do autor constará na ilustração, caso ela passe a figurar o catálogo do site de comercialização da película"
Isto é obrigatório por lei; a 3M não está fazendo nenhum favor...
"• A 3M, seus distribuidores, parceiros comerciais, agentes ou representantes terão o direito de utilizar os trabalhos em veículos de mídia de massa (impressa ou eletrônica), campanhas publicitárias e em ações de marketing em redes sociais na internet (hotsite, flickr, twitter, facebook, orkut)."
Vide o primeiro itém, novamente sem nenhum pagamento (nada) ao autor...
Bem, participar é escolha de cada um. Aqueles q pretendem ou que já fazem parte do meio de ilustração e foto tem de ter consciência q imagem é nosso produto e vende-la é nosso negócio. Estes tipos de concurso são péssimos por desrespeitarem os profissionais de imagem e por serem uma forma pilantra e sem vergonha de conseguir conteúdo a preços módicos. Este papo de divulgação é mentira. Isso job normal fantasiado de consurso, e o que a 3M ganhará de propostas pelo números de inscritos...
Em tempo, já ouvi de uma empresário do ramo de cozinhas planejadas q estava pensando em promover um concurso para conseguir idéias novas. O número de propostas seria muito melhor q qualquer brainstorm já feito e ele poderia combinar as melhores, mesmo q não as premiasse. Pra uns , ótima idéia, para outros, pura sacanagem... É isso q a 3M está fazendo...
Divulgue esta pilantrice e renegue este concurso. Divulgue em blogs e nas redes sociais o repúdio a marca 3M e seu concurso rídiculo!
Abaixo, transcrevo uma carta do grande ilustrador Angelo Shuman em repúdio ao concurso publicada no ILustragrupo:

Amigos do Ilustragrupo e da SIB,


A estratégia da empresa 3M no concurso Imprima Seu Estilo conta com dois focos:
Um é fazer marketing viral, usando para isso o empenho dos participantes,
que enviarão mensagens às redes de relacionamento pedindo votos; o outro
é capitalizar fotos e ilustrações de graça para seus produtos, e, no caso de adesivos,
a foto ou a ilustração é, em si mesma, o próprio produto.

Um ponto negativo para a empresa, e que não foi previsto nessa estratégia,
é que um grande número de ilustradores e fotógrafos - potenciais participantes do concurso -
também participam de fóruns e redes de relacionamento na internet - como é o nosso caso -
onde são discutidas diariamente questões ético profissionais desse tipo de concurso.
E o que é mais discutido é a via de mão única nas condições das cessões de direitos autorais,
onde o participante cede tudo sem nada em troca.

Mudar para melhor as regras do concurso é apenas uma questão
de vontade de seus organizadores.

Mudar por quê:

1- A imagem institucional e de responsabilidade social da 3M sairá fortalecida
se a CONCESSÃO de direitos autorais for solicitada apenas aos premiados.
Aliás, diga-se de passagem, os valores dos prêmios oferecidos
no concurso contrastam, e muito, com o porte da 3M no mercado.

2- O ilustrador ou fotógrafo é um profissional e cidadão como outro qualquer,
que paga seus impostos, contas, despesas de alimentação e saúde, e com isso
quer ter sua inserção no mercado remunerada com dinheiro, que é o
meio de reconhecimento e subsistência nas modernas sociedades produtivas.
Nada mais justo que, caso a 3M, seus distribuidores, parceiros comerciais, agentes
ou representantes da empresa se interessarem em utilizar comercialmente outras
fotos ou ilustrações enviadas, que não as premiadas, que seja reconhecido o valor do
trabalho do ilustrador ou fotógrafo e que ele seja pago em valores de mercado
pela concessão dos direitos de uso reconhecidos por lei.

Mudar para melhor as regras do concurso é um pequeno passo para a 3M,
que por seu porte mundial só terá a ganhar socialmente, ao reconhecer
a dignidade profissional de quem fornece fotos e ilustrações
ao mercado da comunicação visual no Brasil.

Abrs.
Angelo Shuman
www.shuman.com.br

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Quando as metas se tornam uma MALDIÇÃOOOOOOOOOOO !!!!

Hoje recebi um email de uma amiga professora de empreendedorismo na UNIP sobre o cumprimento de metas em empresas. Isso originou uma discussão interessante sobre o paradoxo do tratamento a funcionários em empresas. Mais ainda se estendermos esse debate para o ambiente de sala de aula, no qual os alunos são constamente cobrados a cumprirem metas.
Um bom plano de metas (metas = objetivo + planejamento) é importante em qualquer atividade de nossa vida. Nos dá um norte e indica o caminho para atingi-lo. Dentro do modelo corporativo capitalista dos dias de hoje , as empresas se apoiam em programas de metas os quais crescem a medida que vão sendo cumpridos. Isto é bastante saudável e necessário para impulsionar qualquer compania e deve servir de modelo tanto para vida pessoal quanto para a vida acadêmica.
O problema é que esbarramos quase sempre em um tênue limite quando falamos de motivação e cumprimento de metas entre a cobrança e a obsessão . São inúmeras as empresas gerenciadas com base em números e projeções constantemente pressionadas por uma concorrência acirrada cabeça-a-cabeça em um ambiente capitalista extremamente selvagem e inclemente.
Vai dizer q na sala de aula também não é assim?
Este ambiente competitivo gera descontroles emocionais principalmente por parte de pessoas despreparadas em gerir pessoas. Alguns efeitos conhecidos são: assédio moral, humilhações, o constante fantasma da demissão, concorrência entre colegas de equipe (muitas vezes desleal), altos indices de strees no trabalho, etc. As causas: metas excessivamente altas, muita pressão, uma política motivacional baseada no medo e na repreensão, etc.
Não há ser humano que aguente... Tenho uma amiga q trabalhou em 3 grandes lojas de marca em um Shopping de elite de São Paulo e ela narrou tudo isso, em todas. A rotatividade de funcionários , alias, é gigantesca!
muitas vezes em sala de aula encontramos professores com essas mesmas atitudes e posturas.
Outro dia li um artigo em uma revista que dizia q uma pesquisa americana revelou que elogiar os funcionários reduz a produtividade: eles se acomodam. Ou seja, o certo é ficar como o carrasco no tambor no porão dos navios que vemos em filmes?
Minha experiência como professor me diz que temos de ser ora caridosos, meio pais, ora temos de ser bem rígidos, quase maus. Cada aluno, assim como cada funcionário, irá funcionar com um estilo determinado.
Contudo, o fato é gerir pessoas dentro de uma política de metas exige muito preparo e atenção. Não é vociferar ordens somente ou manter as rédeas curtas pelo medo. Isso pode até funcionar a curto prazo mas se cria uma bomba cuja explosão é questão de tempo (e aí que as metas vão pro buraco mesmo). O que percebo são muitas pessoas prestando atenção em gráficos e metas e não nas outras pessoas, não no relacionamento e na gestão de pessoal.
A culpa não é das metas, mas de quem as delinea e de que as cobrará.
Abs