quinta-feira, 16 de abril de 2009

Julgar um livro pela capa

Outro dia escrevi uma crônica falando sobre os monstros...rss Eu digo monstros pois falo daquelas pessoas que não são bonitas, interessantes, populares, descoladas, por dentro das badalações, etc, etc, etc
O que algumas pessoas "muito gente" ou suuuuuperrrrr interessantes chama de loosers.
Bom, que é um monstro sabe do que estou falando. Quem não é , pode até se fingir mas nunca vai saber de fato... contudo, quando descobrir o baque pode ser forte demais.
Este video, indicado pelo excelente blog 4 elementos mostra algo sobre isso.
Assistam, é bastante emocionante e bacana, é só clicar aqui.
abs
Mario Mancuso

A economia burra

Olá, amigos

Esta semana recebi a resposta de um cliente que me contatou para desenhar estampas para camisetas e outros produtos. Diferente do que costuma-se ver, este cliente parecia ter uma visão mais empreendedora: escritório na Faria Lima, se dizia trabalhar com grandes empresas como coach manager ( não sei o que é mas parece importante), entendia de marketing, de administração, de ganhar dinheiro...Tinha mil histórias e me deu mil conselhos para gerenciar minha empresa enquanto me apresentava a proposta.
Muito bem, ele também desenhava e havia produzido algumas figuras e um logo e precisava de mim para melhorar o que havia feito e produzir novas. Fiz um orçamento bastante generoso e cabível (não entendam um orçamento q “abria minhas pernas” mas um orçamento que era bom pra mim e que cabia nas necessidades e limitações do cliente) para estas primeiras imagens.
Bom, após uma espera de 4 semanas, o cliente mandou um email dizendo que ficaria com o trabalho dele mesmo e que mais pra frente entrava em contato.
Aí comecei a pensar: o produto do cara não serão as camisetas (ele não propunha nenhum novo modelo, mas o comum, e camiseta é tudo igual) mas as estampas pois isso faria vender a camiseta. Bom, quando mencionei que o cara desenhava, na verdade ele fazia alguma coisa, mas loooooooonge de ser um amador bom pelo menos. Sabe o sobrinho de 13 anos daquela tia que faz uns desenhos bonitos? Nesse naipe. Logo, se o produto dele era a estampa, não seria ali que ele deveria investir mais??
Se ele dissesse q não tinha direito no momento e adiaria a abertura da firma, tudo bem. Se ele dissesse q havia conseguido alguém melhor, td bem também. Até se ele dissesse que conseguiu algum orçamento mais barato, não seria tão tudo bem assim, mas tudo bem...
Mas não, o cara me manda um email dizendo, afirmando, com todas as letras que por enquanto vão se virar com os desenhos que tem....
Pessoal, minha raiva não é por ter perdido o job (ter orçamentos recusados faz parte do dia-a-dia e da livre concorrência, o ruim é não ter orçamentos) mas por ver algo que é constante, cultural, quase uma assinatura do mercado brasileiro: A ECONOMIA BURRA !
Trata-se da economia feita com a supressão da mão de obra especializada pelo quebra galho. É a mesma historia daquele famoso conto do vendedor de cachorro-quente que economiza na salsicha, comprando a mais barata, daí acaba falindo e não sabe o porquê. Por que o tal cliente não economizou no aluguel do conjunto, na gasolina, no monitor do computado, no celular ultimo tipo??? Não , vai economizar no profissional que é vital pra seu negócio... e isso depois de todo o discurso sobre coach manager e o escambau...
Como disse, se ele tivesse achado alguém melhor e mais capacitado, e coisa e tal, seria o primeiro a aplaudir. Já pensou perder um job pro Kako? UAU ! Mas perder serviço pra esse pensamento mesquinho terceiro mundista q reina por aqui, isso revolta...e VIVA a mediocridade !!!
Economia não é conter gastos, é saber investir!!
abs

Mario Mancuso